São Vicente

O concelho de São Vicente situa-se na costa norte da ilha da Madeira e conta com cerca de 6000 habitantes distribuídos por uma área de 78,70 km².

São Vicente é uma região caraterizada pela natureza verde e floresta abundante, decalcada pelas forças vulcânicas e pela erosão nas suas bonitas encostas. Um dos símbolos mais representativos da pitoresca freguesia de São Vicente é a pequena capela construída dentro de uma rocha de basalto, na foz da ribeira que atravessa a vila.

As suas atividades económicas predominantes assentam nos setores primários e terciário, concretamente na agricultura e nos serviços, com realce para a atividade turística.

Tirando partido das caraterísticas geográficas do terreno, foi também construído um jardim com predominância das plantas endémicas, que apresenta uma série de percursos pedonais, conjugados harmoniosamente com cursos de água.

O Núcleo Museológico Rota da Cal, situado nesta freguesia, é composto por um trajeto pedestre que leva cerca de 30 minutos, desde as pedreiras de extração calcária até ao museu.

A partir do Miradouro da Encumeada, na Ribeira Brava, temos magníficas vistas panorâmicas da cordilheira que atravessa a Madeira e de várias zonas de São Vicente, nomeadamente da Floresta Laurissilva. 

Na freguesia de São Vicente encontramos uma extensa área da Floresta Laurissilva. A importância da Laurissilva deve-se tanto pela sua representação em termos de diversidade de espécies de flora e fauna como do respetivo estado de conservação. A Floresta Laurissilva foi classificada como Património Natural da UNESCO em 1999.

Este município divide-se nas freguesias de Boaventura, Ponta Delgada e São Vicente.

Paragens que servem este ponto

Sem horário disponíveis
Carreiras que servem este ponto
6 Arco de São Jorge - Funchal
6 Fajã do Penedo - São Vicente
6 Funchal - Arco de São Jorge
6 São Vicente - Arco de São Jorge
139 Funchal - Santa
139 Santa - Funchal
139 Santa - São Vicente
150 Achadas da Cruz - São Vicente
150 São Vicente - Santa